top of page

Os Rituais das Luas no Instituto Lua Nova iniciaram antes de sua inauguração com grupo de amigas fazendo rituais com os oráculos na lua cheia, e devido a isso o nome do instituto se vincula a lua. A lua nova representa o início de um ciclo e a Numerologia Quântica validou energeticamente a escolha desse ciclo lunar para trazer o nome ao espaço terapêutico, viabilizando sua escolha.

 

Na inauguração do Instituto o Indígenas  Wakay (Kariri Xocó - Funi-ô), trouxe a energia dos rituais das lua e liderou os rituais da fogueira sagrada com a lua nova iniciando em 2015 onde a cada ciclo de lua nova é feito a fogueira, iniciando uma estreita parceria do Instituto Lua Nova com Wakay e os irmãos indígenas das etnias Kariri Xocó - Funi-ô, e demais.

Rituais de Lua

RITUAIS DAS FASES DA LUA  

 

A cada semana, preferencialmente às Terças feiras, após a Live do Templo de Cura de Mãe Maria e Arcanjo Rafael,  realizamos um ritual para a fase da lua, para participar desses rituais pedimos uma contribuição social para o nosso Instituto.

Escolha qual ritual deseja participar e clique na imagem para se inscrever.

8.png
14.png
9.png
19.png
indigenas e a fogueira.jpg
evento wakay.jpg
indigenas.jpg
funiô.jpg
A LUA, SEU SIGNIFICADO ETÉRICO E SUAS FASES

Essa pesquisa foi feita na web e escolhi um blog pela clareza da exposição: Luas de Afrodite, cujo link está no final do texto. O texto foi resumido e sintetizado, mas as ideias e explanações pertencem exclusivamente a autora do blog.

 

A LUA

Corpo celeste dos humores, dos encantos, marés e desejos, seja Minguante, Negra, Violeta; seja Nova, Crescente, Cheia; Cheia Azul ou Rosa dos Desejos, as fases da Lua influenciam os ciclos da vida de tudo que pulsa, respira e está vivo sobre a Terra. A Lua é o Sol da noite, o olhar bondoso da Deusa que nos abençoa a cada mês. Lua e Deusa são palavras sinônimas em muitas culturas, representando o princípio feminino, a eterna fonte de vida. Lírio Moon, Luna, Clara Lune, Doce Lua... Não importa que nome lhe damos pois seu significado é a essência da mulher e sempre será associada ao feminino.

 

A Lua sempre esteve ligada aos nossos sentimentos, a essa parte onírica que nos invade sem que sobre ele tenhamos qualquer controle. Quando começamos a seguir o caminho da Lua, nos tornamos mais profundos em nossos sentimentos, mais vulneráveis, sensitivos, intuitivos, oníricos, leves, instintivos, espontâneos, ligados à natureza, ou seja, valorizando todas as qualidades associadas com o feminino.

 

No caminho da Lua aprendemos a trabalhar ciclicamente com nossa personalidade, como quando nos conectamos com os ciclos da Lua e organizamos nossas vidas de acordo com seu movimento. As fases da Lua afetam toda a vida existente no planeta, desde as marés dos oceanos até o crescimento das plantas. No nosso corpo, visto ele ser composto por grande parte de água, a Lua funcionará também com igual intensidade. As mulheres que começam a se conectar com os ciclos da Lua podem ver nitidamente essa transformação ocorrendo nos seus corpos pela menstruação.

 

 

FASES DA LUA: NOVA, NEGRA E VIOLETA

 

O Ponto de Partida

Tempo do fervilhar de novas ideias

 

LUA NOVA

Esta fase ocorre quando o Sol e a Lua estão em conjunção, isto é, no mesmo signo, em graus exatos ou muito próximos. A luz refletida da Lua é menor do que em qualquer outra fase do seu ciclo. A atração gravitacional da Lua sobre a Terra é a mais forte e pode ser apenas comparada com a fase da Lua Cheia. Neste momento, a Lua nasce e se põe junto com o Sol e ofuscada pela proximidade deste, fica invisível.

 

Considera-se este como um período de ponto de partida, já que o Sol e a Lua estão unidos no mesmo grau. Novos começos, projetos e ideias estão em plena germinação. Um alívio ou liberação das pressões do mês anterior nos dá a sensação de estarmos quites com o que passou e disponíveis para começar algo novo em folha. Não vamos trazer nada da fase anterior para este momento, pois o que era importante e nos envolvia perdeu a força. Estamos aliviados e descarregados. Qualquer direção pode nos atrair.

 

LUA NEGRA OU BALSÂMICA

A Lua Negra, também chamada de Lua Balsâmica ou Lilith, acontece nos três dias que antecedem a Lua Nova, ou seja, os últimos três dias da Lua Minguante, quando ela se encontra envolvida na escuridão, unindo em si as faces Jovem, Mãe e Anciã.

 

Durante essa fase de escuridão mensal, os povos antigos reverenciavam as "Deusas da Escuridão", dedicando este tempo a rituais divinatórios, de cura e transmutação. Com o advento das sociedades patriarcais, os mistérios da Lua Negra tornaram-se sinônimo de terror e malefícios. Incapacitados de compreender o desaparecimento da lua, surgiram lendas e superstições sobre os demônios ou forças malignas que comiam a lua. Dessa maneira, a Lua Negra passou a representar o auge dos poderes destrutivos, vaticinando cataclismos naturais, como inundações, tempestades, secas e humanos, como guerras, doenças e fome. A Lua Negra era tida como aziaga para qualquer empreendimento, por ser considerada a lua no momento em que os fantasmas e os espíritos malévolos perambulam sobre a terra e as bruxas executam seus rituais de magia negra.

 

 

Na verdade, a Lua Negra facilita o acesso aos mundos e planos sutis e às profundezas de nossa psique e é uma fase favorável para trabalhos de transformação e renovação. Somente mergulhando no nosso lado escuro, desvendando os mistérios e as sombras de nosso inconsciente, poderemos achar os meios secretos para nossa renovação. A Lua Negra tem o poder de criar e de destruir, de curar e de regenerar e de descobrir e fluir com o ritmo das mudanças e dos ciclos naturais, dependendo da capacidade individual em reconhecer e integrar sua sombra.

 

Ao entrar na fase da Lua Negra, podemos presenciar a transição entre a destruição do velho e a criação do novo. É um período favorável para rituais de cura, renovação e regeneração. O processo de transformação destrói os padrões ultrapassados de condicionamento, comportamento e estruturação, liberando-nos daquilo que não serve mais, aquilo que é limitante, impedindo nossa expansão.

 

 

A LUA VIOLETA

Quando ocorrem duas Luas Novas no mesmo mês, temos duas Luas Negras e esta segunda Lua Negra é chamada de Lua Violeta. A Lua Violeta amplifica as qualidades e possibilidades da Lua Negra e garante qualidades purificadoras e renovadoras que podem ser alcançadas por meio do silêncio, introspecção e reflexão.

 

A finalidade da Lua Violeta é possibilitar uma silenciosa e profunda contemplação não apenas na realidade material, mas do verdadeiro propósito da alma e dos seus desafios, além da missão que você veio realizar nesta encarnação. Invocando a proteção do seu Anjo da Guarda e a permissão das Senhoras do Destino será possível a você receber intuição ou vidência, na noite da Lua Violeta, de presságios ou sinais para lhe orientarem em sua trajetória.

 

FASES DA LUA: LUA CRESCENTE

 

(Re)Começar

O padrão que predominar na Lua Crescente é o que vai progredir durante todo o ciclo lunar.

 

LUA CRESCENTE

Esta é a Lua que representa a face e o arquétipo da Jovem: obstinada, progressiva, destemida, ousada, enamorada e sonhadora. As influências dessa Lua regem os recomeços, as paixões, a luta e tudo o que esteja ligado a jovialidade como sonhos, ilusões, obstinações, busca por verdade e caminho até si mesmo. Essa é a face que todos tem que passar ao entrar no caminho mágico, o que quer que estejamos pretendendo passará por um teste e precisará ser defendido, sustentado e direcionado com firmeza. Isso significa fazer opções, manter o curso das atividades e comprometer-se. A magia dessa Lua é indicada para aqueles que estão (re)começando algo, seja lá o que for. Indicada para aqueles que se impulsionam nos sonhos e ilusões da paixão, para os que obstinam conseguir algo ou para aqueles que buscam encontrar e conhecer a si mesmo.

 

O padrão que predominar na Lua Crescente é o que vai progredir durante todo o ciclo lunar, seja o de crescimento do sucesso ou de crescimento dos obstáculos. É bom abandonarmos completamente os planos que não estão desabrochando e nos concentrarmos nas sementes que estejam crescendo. Tudo está mais claro, delineado e definido. Temos mais certeza do que queremos, conhecemos melhor a possibilidade de realização do que pretendemos e também os problemas e as resistências à concretização de nossos objetivos.

 

A Lua Crescente é um período de bastante movimento, em que as coisas se aceleram, mas ainda não ganharam forma. Favorável especialmente aos esclarecimentos de mal-entendidos, ao início de novos empreendimentos, às tentativas de aprimoramento em todas as áreas da vida e atividades que exijam o desapego de situações.

 

LUA DE CONSTRUIR!

 

PRINCÍPIO: RECONHECER LIMITES E APOSTAR APENAS NO QUE PROMETE FRUTIFICAR.

 

FASES DA LUA: CHEIA, AZUL, ROSA E DISSEMINADORA

 

Transbordamento, plenitude, poder

Nenhum projeto vai desabrochar para além do nível atingido nesta fase.

 

LUA CHEIA

A Lua Cheia é um transbordamento principalmente emocional, e tem-se a impressão de que tudo afinal foi concluído. O poder dessa fase é intenso e nervoso para algumas mulheres, precisando de exercícios de canalização das energias. Se os obstáculos surgidos na fase da Lua Crescente foram enfrentados e todas as etapas próprias do processo de crescimento foram cumpridas a tempo, no período anterior, então a Lua Cheia trará realização e culminância, o que quer que tenha de ser atraído energicamente o será aqui. Caso contrário, experimentaremos frustração, conflito e muita ansiedade. A Lua Cheia revela o máximo de qualquer situação, o sucesso ou o fracasso dos nossos esforços será revelado, não se pode brilhar mais do que isso e nenhum projeto vai desabrochar para além do nível atingido nesta fase.

 

A Lua Cheia é a fase das realizações e transbordamentos, tanto para melhor quanto para pior. Favorável especialmente aos relacionamentos sociais, à conscientização dos bloqueios/problemas, às mudanças de residência, de hábitos, à comunicação de novas ideias e planos que exijam força de vontade e determinação.  

 

Lua de encanto, beleza, prazer!

 

PRINCÍPIO: realização e brilho ou frustração e conflito – dependendo de como foram conduzidas as ações anteriores

Esta Lua torna as pessoas mais sensíveis e inquietas. Mexe muito com o estado emocional geral e altera o humor.

 

É também conhecida como a fase das realizações e transbordamentos, para melhor ou para pior. Se durante a Lua Crescente se cumpriram etapas de crescimento e todos os entraves foram resolvidos a tempo, a Cheia representa o ponto culminante de realização.

 

As emoções e as sensações se aguçam, sob o efeito desta Lua e os relacionamentos podem ficar preocupantes, por conta de uma obsessão.

 

É bem mais difícil manter o equilíbrio. Convém, dessa forma, procurar manter a calma...

 

LUA AZUL

A Lua Azul é o nome que se dá à segunda Lua Cheia dentro do mesmo mês. Tem muita força magnética e poder espiritual, reforçando o sentido de plenitude da Lua Cheia. Se colhe mais do que se plantou, os encantamentos têm maior poder e resultado mais rápido.

 

LUA ROSA DOS DESEJOS

Essa Lua recebe esse nome não por ficar colorida de rosa, mas por ser a Lua dos Desejos, aspecto que geralmente se associa a essa cor. A Lua Rosa, ou Lua dos Desejos, é a Lua Plena (data da Lua Cheia no calendário) mais próxima de um dos Sabbaths, especialmente dos quatro principais. É uma Lua mais acessível a encantos e conversas, ainda mais do que o convencional da Lua Plena, por outro lado, ela absorve a regência do Sabbath a que anuncia, confirma ou exalta, então a dica é que se pense para essa Lua algo relacionado diretamente com os significados do Sabbath

 

Os poderes exaltados dessa Lua a tornam poderosíssima, por isso, cuidado com o que é pedido: com certeza lhe será dado.

 

LUA DISSEMINADORA

Ocorre cinco dias após a entrada da Lua Cheia e permanece até o início da Lua Minguante. Nesta fase é aconselhável, espalhar, disseminar, desconcentrar. É favorável dispersar energia, porque os problemas também se dispersarão, mas ao mesmo tempo indica espalhar os recursos, partilhá-los, pensar nos outros porque os retornos podem desdobrar-se e multiplicar-se. Boa para focalizar relacionamentos sociais, conscientização de bloqueios e problemas, mudanças de residência, mudanças de hábitos, comunicação de novas idéias e planos que exijam força de vontade e determinação.

 

FASES DA LUA: LUA MINGUANTE

 

O Final do Ciclo

Convite à reflexão

 

LUA MINGUANTE

Se a Lua Crescente é Jovem, A Lua Plena é Mãe, sobrou-nos a Lua Minguante como Anciã. A Lua Minguante é o tempo da desintegração de algumas idéias antigas. O movimento aqui é de introspecção e recolhimento. É o período pré-menstrual em várias mulheres e pode ser caracterizado por intensa depressão quando não se está em sintonia com os ciclos lunares. A Lua Minguante representa o final do Ciclo, a preparação para a Lua Negra, para a Morte e Renascimento, para aquilo que não podemos ver ou sondar. Por isso, ela nos fala do que é preciso ser feito.

 

A Lua que, assim como míngua no céu, promete minguar com aquilo que é preciso deixar para trás para podermos prosseguir e renascer. Desse modo, ela nos convida a uma reflexão a respeito da nossa vida e a tomar as decisões que não foram tomadas e que tão necessárias se mostram. É por essa razão que essa Lua é recomendada para todo o processo ou trabalho que precise indicar um fim, uma despedida, um término.

 

Fique perto dos seus entes queridos, perto dos amigos realmente amigos em sua vida. Reflita a seu respeito e a respeito de sua vida. Assinale os pontos que você quer e que você precise mudar, nos âmbitos que forem de sua vida. Tome um banho de arruda, benjoim, alecrim e cidreira e fixe nas coisas que você precisa eliminar ou minguar em você.

 

Especialmente favorável ao planejamento de atividades e empreendimentos, ao término de trabalhos inacabados, à solução criativa de problemas ligados ao passado, ao relacionamento com jovens, adolescentes e crianças e ao início de tratamento de saúde.

 

Minguante é tempo de planejamento, finalizações, conclusões e excelente para cuidar da saúde. Especialmente favorável ao planejamento de atividades e empreendimentos, ao término de trabalhos inacabados, à solução criativa de problemas ligados ao passado, ao relacionamento com jovens, adolescentes e crianças e ao inicio de tratamentos de saúde.

 

PRINCÍPIO: TEMPO DE RECOLHIMENTO E INTERIORIZAÇÃO

 

Boa para fazer limpeza e jogar coisas fora

Boa para arrumar a casa

CONTROLE TODOS OS IMPULSOS

BOA PARA NEUTRALIZAR MAGIA PREJUDICIAL

LUA DE RECOLHIMENTO, ANÁLISE E BALANÇO

 

TEMPO DE FINALIZAÇÕES E CONCLUSÕES PARA NÃO COMEÇAR UM NOVO CICLO LUNAR COM PENDÊNCIAS

 

Esta Lua é ótima para se largar situações insatisfatórias, porque estamos menos atingidos por elas. Tudo perde um pouco a intensidade e a importância.

 

 

 

Leia as informações completas no link da fonte de pesquisa: http://luasdeafrodite.blogspot.com/2016

bottom of page